Resgate o seu orgulho de ser goiano! 10 abril 2015 Goiás5 unico time

A volta do velho-novo técnico Hélio dos Anjos, me relembrou um episódio que ocorreu na coletiva de imprensa após a partida entre Goiás x Atlético-PR, mais precisamente no dia 29/07/2009. Pra quem não se lembra, Hélio chamou de “sem identidade” aqueles goianos que iriam torcer contra o Goiás nos jogos cujos adversários eram times do eixo Rio-São Paulo.

Em um trecho da entrevista, o comandante esmeraldino declarou: “O que vai ter de flamenguista chato invadindo o campo pra tirar foto no jogo de quarta que vem. É uma vergonha ver esses goianos sem identidade, que não honram a sua terra, vestem a camisa do Flamengo, ou qualquer outro “grande”, e vem pro estádio torcer contra um time do seu estado [...]. Tenho raiva, ódio desses flamenguistas do interior, de Goiânia, que não tem caráter nem pra representar o estado [...]. Flamenguista quarta-feira que vem pra mim é inimigo, tudo inimigo.” A declaração rodou a internet a fora, principalmente na comunidade do Goiás na rede social Orkut.

Incluo-me naquela porcentagem de que 90% dos esmeraldinos são contra a volta do treinador, porém devo admitir: Hélio dos Anjos foi um dos pioneiros a implantar no futebol goiano o bairrismo, e quanto a isso, eu sou imensamente grata! Logo depois da declaração do técnico, muitos goianos passaram a repensar sobre torcerem pelos times de fora e começaram a valorizar o futebol do Estado. Surgiram assim diversos movimentos, entre eles o “Sou Goiano Meu Time Também” e “Goiás, Meu Único Time”.

Você que torce pra um time de fora e você que é um completo mistão, pare. Repense. Se você e tantos outros não passarem a valorizar o que é de Goiás o futebol goiano jamais evoluirá. É necessário que você o abrace. Apóie. Torça. Faça o futebol goiano acontecer pra você. Valorize o que é da sua terra. Valorize o que é seu.

A fragilidade dos nossos clubes e a deficiência financeira dos mesmos quem faz é você! A cultura de torcer pros times de São Paulo e Rio de Janeiro já está ultrapassada, isso só faz o futebol de Goiás parar no tempo e criar um abismo enorme financeiramente em relação ao futebol de outros estados.

Cada um tem o livre arbítrio pra escolher o time pra torcer e cada um tem também a oportunidade de reconhecer a necessidade de valorizar a sua cultura. Entenda, o Goiás, o Vila Nova, o Atlético e outros, só ganharão força a partir do momento que você os valorizarem. Título vem com apoio. Título vem com paixão. Acredite, resgate o seu orgulho de ser goiano. Torça pelo que é seu. Torça pra um time do seu Estado.

“Goiás antes de tudo, Goiana antes de mais nada.”

Saudações Esmeraldinas e até a próxima sexta!

Camila Pereira

Camila

Tags:, ,

3 Comentários Quero comentar!

  • Parabéns, Camila! Foi com muita satisfação que li o seu texto, tratando do resgate do Orgulho Goiano. Lembro que quando começou o movimento muitas páginas foram criadas sobre o assunto. Muitas transformações também. Continuamos nessa incansável busca, com muita paz e empenho, para um patamar de destaque de nosso futebol, diminuindo a torcida por outras times de fora. Destacamos que essa causa não pode parar, já que as novas gerações tem que continuar o movimento é alcançar resultados melhores ainda. Goiás Meu Único Time – Causa Esmeraldina.

    Comentário by Jota Goyaz — 10 de abril de 2015 @ 13:11

  • Então eu não posso falar nada sou de Curitiba e torço para o Goiás então quer dizer que sou mixto…. :( :(

    Comentário by Felipe — 10 de abril de 2015 @ 18:51

  • Eu queria saber em qual categoria eu me encaixo, kkkkkk porque nunca fui pra Goiás, mas é o time que eu amo!!
    Lembrando que eu moro em São Paulo Capital!!

    Comentário by Felipe Faria — 12 de abril de 2015 @ 1:43

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário