Qual a coerência Sr Enderson? 22 agosto 2013 copa sao paulo

Se eu fosse um repórter, eu perguntaria na lata para o Enderson Moreira qual a coerência das suas ações como treinador do Goiás. Citaria como exemplo ainda essa declaração dada quando questionado sobre o porque do não aproveitamento dos jogadores sub 20:

 

“Nós queremos que eles tenham espaço no momento certo, com tranquilidade, sem pressão de ninguém. Esses meninos com certeza vão merecer as suas oportunidades” – Enderson Moreira

 

Um discurso muito bonito para um paizão que cuida dos seus filhos e sabe lançar eles pro sucesso. Certo? Só que não.

Os aproveitados da base esse ano, alguns jogaram muito bem e outros nem tanto, mas podemos destacar o Clayton, Pedrão, Paulo, Erik, que receberam oportunidades, tiveram bons jogos e foram sacados do time. Aliás, quase todos esses quando entraram de titulares em quase todas as suas aparições foram substituídos no decorrer do jogo. Jogando bem, ou mal.

Enquanto isso outros nomes jovens com menos de 24 anos que foram indicados por Enderson Moreira tiveram muito mais oportunidades do que os da base esmeraldina. Talvez o argumento seja que como são jogadores de outra base, podem ser queimados. Ou então que a base dos outros é melhor que a nossa? E porque desde 2012 Ritchelly, Marinho, Juliano, Renan Oliveira, Sasha, William Matheus e muitos outros continuaram no time, independente se jogaram bem ou mal?

 

Todas essas perguntas são pertinentes, mas ontem ele adicionou mais uma quando ele resolveu “lançar” no cenário do futebol nacional contra um jogo de tremenda importância o atacante Welinton Junior de 20 anos, indicado por ele.

Se o Enderson quer tanto proteger os jogadores jovens, como ele explica a fogueira feita para o jogador? Abre espaço para interpretações sobre os reais motivos dessas escalações. Eu não acredito em nenhuma dessas suposições, pois são todas terríveis e remetem ao caráter do treinador, mas elas só existem, pois não conseguimos entender a coerência, a linha de raciocínio que ele utiliza para evitar que alguns jogadores jovens entrem no time, mesmo jogando bem, enquanto outros jovens entram frequentemente, mesmo jogando mal, e alguns serem poupados de grandes jogos enquanto outros são colocados em pressão e risco.

 

O mau desempenho de Welinton Junior ontem foi unânime. Um grande erro cometido pelo treinador que literalmente queimou o jogador que já nem no time titular dos treinamentos fez parte durante esse ano. Uma escalação bizarra e sem precedentes que deve jogar o rapaz de volta pro ostracismo.

E o Yuri e o Wallinson que foram contratados juntos com o Welinton Junior para serem utilizados no campeonato goiano, pois o regulamento exigia que pelo menos 3 jogadores sub 23 estivessem no banco? O Goiás precisava mesmo contratar esses 3 jogadores indicados por Enderson, sendo que já podia contar com Clayton, Paulo, Erik, Thiago Mendes, Sasha, Eron, Leandro, Renan Oliveira, Juliano, além do goleiro Paulinho, Lineker, Tulio e outros destaques do time sub20? Eu citei só doze jogadores aqui, nós temos outros no mesmo nível e na mesma idade.

 

Qual a coerência Sr Enderson? Colocar um jogador contratado para preencher vaga de banco no campeonato goiano, que não foi aproveitado, que não treinou entre os titulares, que não tem NENHUM ENTROSAMENTO com os atuais jogadores, que não tem experiência de partidas profissionais, para estrear num Maracanã contra um Fluminense Milionário, campeão Brasileiro, com jogadores de Seleção Brasileira, numa partida de mata-mata, transmitida pela TV Globo? Era esperado que ele tivesse um desempenho bom?

Pedimos coerência e consciência. Concordando ou discordando das suas escalações ou das suas substituições eu respeito o senhor. Agora, quando você coloca o time do Goiás, numa competição tão importante, indo totalmente na contra a mão de seus próprios posicionamentos anteriores, o torcedor começa especular. E o time não corresponde e paga o pato.


Analista de Sistemas, Esmeraldino e Colunista do Família Esmeraldina.

Nenhum Comentário Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário