Os responsáveis por perdermos o título mais fácil da história do Goiano 13 abril 2014

Olá família esmeraldina, já tinha me preparado para adicionar minha primeira coluna deste ano apenas depois do fim do campeonato goiano, para falar das perspectivas ruins pro Brasileirão, que mesmo sendo campeões goianos a nossa estrada seria muito dura, mas os fatos ocorreram de outra maneira. Quem me acompanha nas redes sociais, especialmente no meu perfil www.twitter.com/helioborges, já sabe o que eu penso a muito tempo, as minhas opiniões fortes, críticas e as vezes até exageradas sobre esse time do Goiás de 2014. Eu mantive a coluna sem atualização no começo desse ano justamente por isso, pra não ficar sendo um crítico tão ferrenho em um time que correspondia no resultado final. Estava errado eu quando eu só tinha coisas negativas para falar, ou fui errado em não ter falado mesmo percebendo elas?

O Cícero Junior, pai deste site, pai do programa Família Esmeraldina me cobrou durante esse ano de 2014, umas cinco vezes para eu escrever a minha coluna, podem confirmar com ele qual foi o motivo ao qual eu me resignei a escrever uma coluna, que ele confirme o que eu estou falando ou pode me chamar de mentiroso.

Simplesmente eu não acreditava no time do Goiás. E isso não é posição de corneteiro, é posição de Analista, que eu sou, que entendo um pouco de futebol. Eu falei pra ele que se fosse para eu escrever algo eu só teria críticas a fazer. Eu não teria 1 coisa positiva a falar do time do Goiás, e repetidas vezes falei ao Cícero, que se fosse para eu escrever colunas durante o campeonato goiano, de pouca expressão, criticando e apenas isso: criticando, falando mal eu não me sentiria bem em fazer.

Pelo menos o time estava ganhando, mas eu, ao contrário de muita gente da mídia e gente lá dentro do Goiás não tinha nada para comemorar. Eu sempre fui crítico ferrenho do Vitor, do Ramon, do Thiago Mendes como meia, do Araújo, da diretoria e principalmente do Técnico e vou tentar explicar para vocês e vocês concordem comigo ou não no final da matéria.

 

 

Araújo, Vitor, Ramon já disputaram um campeonato brasileiro 2013 de série A. Não deram conta. Ramon acabou indo pra reserva em muitos jogos e o Vitor infelizmente foi a mina de ouro dos times que deitaram em cima do Goiás, inclusive nos 2 gols do flamengo aqui no Serra Dourada que selaram nosso destino.

Eles não dão conta. Na Série B Ramon jogou o fino da bola e mereceu a renovação de contrato no começo de 2013. Depois, acabou o seu futebol. Só atrapalhou o Goiás, em diversos jogos. Não jogou nenhuma partida bem. Inclusive, tem esse hábito Ridículo e Irresponsável de ficar no primeiro poste em escanteios. Não tenho o dado exato mas lembro de pelo menos três Gols que tomamos porque ele ficou lá no poste e a bola foi em cima dele, que ficou olhando ela entrar e o Goleiro também ficou olhando pensando que ele, na posição iria fazer algo. INCLUSIVE O GOL QUE TIROU O TITULO DO CAMPEONATO GOIANO 2014!

 

Araújo tem o maior salário do Elenco, e só foi marcar UM GOL depois de quase 20 jogos com a camisa do Goiás no FRAQUÍSSIMO CAMPEONATO GOIANO. Mesmo assim, com o maior salário do campeonato inteiro ele não conseguiu ser artilheiro. Na série A 2013 e na Copa do Brasil 2013 ele não marcou UM GOL. Só fez gol em time morto aqui do estadual, repletos de ex-jogadores e amadores praticamente. Vocês realmente querem ele renovando o contrato para outra Série A?

Bateu um pênalti com a displicência digna de Felipe na final da Sul Americana. Do tipo que não tá nem aí se acerta ou erra. PENALTI PERDIDO QUE TIROU O TÍTULO DO CAMPEONATO GOIANO 2014

 

Vitor é uma piada de jogador. Não sabe cruzar, nem os escanteios do lado dele ele bate, que vergonha. Nem as faltas do lado dele ele bate. De 2012 a 2014 passaram 4 laterais esquerdos pelo Goiás, os 4 tinham que sair da posição deles, deixar um buraco enorme no time pra irem cobrar falta ou escanteios do lado do Vítor. Que vergonha! Eu morro de vergonha em digitar isso, e morro de vergonha em ver isso. O cara é titular da posição e não tem qualidade técnica em um fundamento do futebol? O mais fundamental pra posição dele?

Vou nem comentar a incapacidade dele de defender. Só toma bola nas costas (é famoso no goiás, no palmeiras e no cruzeiro por isso) e fazer faltas e tomar muitos cartões. Hoje não foi diferente, fez três faltas que mereciam cartão amarelo, tomou em duas, foi expulso, abriu a defesa do Goiás mais ainda e chamando o atlético imediatamente pro ataque, AJUDANDO A PERDERMOS O TITULO DO CAMPEONATO GOIANO 2014.

 

 

A diretoria do Goiás eu vou só falar três pontos pra não me alongar mais:

1) Estávamos com o Walter resolvendo tudo no ano passado. Único responsável por estarmos nas semi finais da copa do brasil – se não tivesse se lesionado seríamos campeões. E aí resolveram dispensar ele, que está provando a todos quão errada foi a decisão. Salario de Araújo + Ramon + Ritchelly é maior que o salário pedido pelo Walter. Vocês preferem esse trio ou o gordinho?

O Brasil inteiro tá rindo do Goiás, como que pode terem dado o jogador de lambuja assim pra qualquer um? Quase ele foi pro SPORT! Meus amigos de fora tudo fizeram piada na época e continuam ainda hoje: todo gol que o Walter faz, nós viramos motivo de piada. Goiás, o rei de deixar jogador bom ir embora de graça pra estourar em outro time.

2) Não fez um esforço pra tirar o Yago Pikachu do Paysandu. O jogador falou que já estava de malas prontas, os empresários já tinham acertado, faltava só pagar uma multinha com o Paysandu. Lavaram as mãos. Criou-se uma novela. Resolveram chamar o Vitor, e o garoto lá tá arrebentando, é craque e artilheiro do time, fez as pazes com os dirigentes do papão e agora só sai por OITO MILHÕES.

3) Não contratou ninguém. Tirando o Lima que eu acho que acertaram, o Goiás só perdeu posição. Tinhamos um time razoável em 2013 com uma estrela no ataque. Na zaga tínhamos Ernando e Rodrigo que foram embora, o Pedro Henrique tá mostrando que sabe jogar bola, mas ainda é muito inexperiente (a cabeçada do gol do atlético foi de um jogador MENOR que ele, que pulou nas costas dele). Perdemos o lateral esquerdo, perdemos o meio de campo, perdemos os atacantes. E não veio ninguém. Sobrou-se só o Renan + David + Amaral. O resto é tudo reserva. Ah, e o David só voltou porque não achou outra proposta, pois já tinha sido dispensado, e o Amaral vai sair agora pro Grêmio.

Subiram o Valmir Lucas Zagueiro Reserva de 2013 pra titular e o PH que nem reserva era pra ser titular, subiu o lateral direito reserva de 2013 pra ser titular (depois perdeu a posição pro Vítor, que pra mim é muito pior que o Clayton), subiu o Araújo e o Ramon, reservas de 2013 para serem titulares, subiu o Richelly que nem reserva em 2013 era, para ser titular. Até o Lima estrear, o titular da lateral esquerda era o reserva volante de 2013. E alguém aqui acreditou que esse time iria jogar melhor que o time de 2013?

 

Muito errado essa diretoria e principalmente o Senhor Marcelo Segurado. Eu sei que o Goiás não tem dinheiro, mas na série B 2015 vai ter menos ainda.

 

 

Por último, encerro essa coluna gigante de desabafo com o técnico Claudinei Oliveira.

Em seu comando, o Goiás já teve quatro brigas dentro do elenco – que a imprensa ficou sabendo. O clima não é bom. Ninguém respeita a comissão técnica e hierarquia entre os jogadores. No intervalo desse final, o time saiu batendo boca. Eu criticava o Enderson mas pelo menos, isso não acontecia ou ninguém ficava sabendo dessas coisas.

Segundo, o Goiás é o Goiás ou tá querendo se transformar em um Atlético Goianiense? O Claudinei escalou o Goiás o CAMPEONATO INTEIRO COM 5 VOLANTES. Amaral, Davi, Thiago Mendes, Ramon e Juliano. Thiago Mendes nunca foi Meia – essa mentira era falada só para não afirmarem que estava colocando mais um volante, e o Ramon ninguém jamais entendeu como veste a camisa 10, sendo que só segura a bola e recua ela quando algum marcador chega em cima.

Time de futebol tem 11 jogadores. 1 goleiro e 10 na linha. Como que você vai montar um time pra vencer um jogo, se a metade dos jogadores de linha do seu esquema, são volantes?

Outra: o esquema de 2 atacantes dele não deu certo. Talvez nessas zagas ridículas do campeonato Goiano o Goiás poderia metar um ou dois golzinhos e garantir a vitória, mas você acha que quando pegarmos um Cruzeiro, um Atlético MG, um São Paulo, o Goiás vai fazer ALGUM GOL COM RICHELLY E ARAÚJO COMO DUPLA DE ATAQUE?

2012 e 2013 o Goiás deitou e rolou em TODOS os times com o Walter isolado. PRA QUE INVENTAR AGORA? Não deu certo!

Por último, ele não sabe substituir. Quantos jogos não ficamos sofrendo, falando, gritando pro técnico trocar os jogadores que estavam mal e ele nada? Ele espera que eles magicamente tenham um lance de Messi e Neymar e resolvam. Nunca resolvem. Nessa final, no começo do segundo tempo eu senti que uma hora o Goiás ia se dar mal. Tomou um gol Legítimo, mal anulado, teve bola na trave, defesas boas do Goleiro… até tomar o Gol no fim. Seria muito injusto se o atlético não tivesse vencido.

Se eu que estou aqui fora, e muitos outros igual a mim, conseguíamos ter essa leitura de jogo, como que pode o TREINADOR DO GOIÁS, TIME DE PRIMEIRA DIVISÃO, QUE RECEBE UM SALARIO ALTÍSSIMO esperar até aos 77 minutos do jogo da final, em que o seu time está tomando pressão, pra fazer a primeira e péssima substituição? Do que que adiantou o Leo no jogo no lugar do Richelly? Do que que adiantou o Thiago Real? Como que na cabeça dele ele pensou que isso ia dar certo?

Eu coloco a culpa no Claudinei, o Claudinei colocou a culpa da derrota: NO REGULAMENTO!!

Quem tá certo, quem tá errado? Eu ou o Claudinei?

 

Vexame, vergonha.

 

Os nomes citados por mim nessa coluna deveriam ter a carta de demissão escrita e entregue ainda na segunda feira. No meu trabalho, na minha profissão de analista, errar é perdoável, mas um desempenho pífio, previsível, que de longe você consegue avistar o problema e mesmo assim os envolvidos continuam repetindo no erro, é motivo pra ir pra fila do Seguro Desemprego. Não sou dono da verdade e muito menos tão entendedor de futebol assim não. Mas sei analisar padrões, sei analisar comportamento, sei perceber o que dá certo e o que não dá e pra mim, não foi surpresa essa derrota, como eu já consigo fazer o prognóstico pro resto da temporada.

Mas, como eu sei que nada vai acontecer, tudo vai continuar do mesmo jeito, torcedor esmeraldino: se prepare. Que esse ano, SE A COISA CONTINUAR ASSIM a campanha não vai ser igual a do Goiás de 2013. Vai estar mais próxima da do Náutico de 2013.

Parabéns ao Atlético, que jogou MUITO MUITO MUITO MAL, mas foi MUITO MUITO MUITO Melhor que o Goiás e mereceu sim sair vitorioso na grande final.

Ah é: Quarta temos que operar um milagre para não sermos eliminados pelo BOTAFOGO DA PARAÍBA, da PRIMEIRA FASE DA COPA DO BRASIL, competição que foi o time TITULAR lá pro nordeste e tomou uma chinelada histórica. E domingo recomeça o Brasileirão contra um Flamengo…

EM TEMPO: A diretoria demitiu o Técnico Claudinei Oliveira. Um passo pra direção certa? Falta saber o próximo nome contratado


Analista de Sistemas, Esmeraldino e Colunista do Família Esmeraldina.

10 Comentários Quero comentar!

  • Acho que se deve dar mais tempo para o Claudinei trabalhar. Ele segurou uma bucha pesada no Santos ano passado, sem dinheiro e sem contratações pesadas, e o time fez uma campanha digna.

    Concordo quanto à questão dos volantes, mas o problema é q a diretoria mais uma vez montou mal o elenco. Ele escala o time dessa forma porque não tem peças. O tiago real até agora não mostrou a que veio. O Carlos Alberto precisa emagrecer ainda, nessa altura do ano, pra gente ver se ele vai voltar a jogar bola. Concordo com o autor também quanto às críticas à posição do Thiago Mendes, mas vejo isso mais como falta de elenco do que por incompetência do treinador.

    O problema do Goiás é mais embaixo. Há tempos precisamos de uma diretoria profissional de futebol. Todo mundo sabe que no Goiás quem contrata, geralmente, são os técnicos. Um ou outro jogador vem por convicção do presidente que porventura esteja no cargo.

    Como torcedor também não aguento mais esse diretoria chorona. É sempre a ladainha do “não tem dinheiro”. Isso, a pobreza, é a única coisa que a gente já sabe de antemão, que o Goiás vai ter pouco dinheiro em relação às outras equipes mais poderosas do Brasil. Quem tem menos dinheiro em caixa tem que trabalhar com mais inteligência. Mas essa receita simples ainda não foi aprendida pelo serrinhistas, para usar o termo do jornalista Elder Dias sobre a dinastia que manda no Goiás há tempos.

    De resto, o Atlético jogou melhor, teve coração e mereceu ser campeão. Peço perdão por me alongar também e agradeço pelo espaço dado ao torcedor. É hora de juntar os cacos pra evitar outra tristeza na quarta.

    Comentário by Victor Hugo — 14 de abril de 2014 @ 3:38

  • MEUS BROTHERS VERDES,BOM DIA A TODOS.

    O FUTEBOL NÃO PERDOA QUEM ERRA, TAI O TÍTULO DO ATLÉTICO QUE INCLUSIVE TEVE UM GOL MAU ANULADO.
    MESMO SE TIVÉSSEMOS GANHO CONTINUARIA COM O MEU PENSAMENTO, O TIME É FRACO, O TÉCNICO E INEXPERIENTE, O PRESIDENTE CONVERSA MUITO E TRABALHA POUCO. JÁ DEVERIAM TER IDO ATRÁS DE REFORÇOS INCLUSIVE COM JOGADORES DOS TIMES DO INTERIOR DE SÃO PAULO QUE CHEGARAM AS FINAIS DE LÁ.
    NO ITUANO O LATERAL ESQUERDO DENER E O VOLANTE JOSA CAIRIAM COMO UMA LUVA NO NOSSO TIME, E VÁRIOS OUTROS, PRECISAMOS NO MÍNIMO DE 07 JOGADORES PRA CHEGAR E JOGAR.
    TRANQUILAMENTE TROCO O TÍTULO DO GOIANO POR BOAS CAMPANHAS NO BRASILEIRO, COPA DO BRASIL E SUL AMERICANA.
    BOLA PRA FRENTE QUE ATRÁS VEM GENTE, VAMOS EM FRENTE VERDÃO.

    Comentário by CESAR PETRI — 14 de abril de 2014 @ 10:08

  • OUTRA COISA COLOCAR CULPAR NO REGULAMENTO É BABAQUICE, O REGULAMENTO EXISTE PRA SER SEGUIDO, TODOS CONCORDARAM AGORA RECLAMAR NÃO ADIANTE, FUTEBOL E ASSIM MESMO, JÁ VI TIMES CHEGAREM CAMPENGANDO A FINAL E GANHAR, O NEGÓCIO É TRABALHAR E PARAR DE CONVERSA FIADA.

    Comentário by CESAR PETRI — 14 de abril de 2014 @ 10:11

  • Falou tudo que tinha que ser falado, eu só discordo de vc no ponto que afirma ser a contratação do Lima acertada… penso que é um dos piores jogadores do time também.

    Comentário by Fabrício — 14 de abril de 2014 @ 10:50

  • Concordo plenamente com tudo o que foi escrito acima, também compartilho o mesmo pensamento, agora vamos a alguns fatos que se deixou passar batido, a falta de “amor” a instituição Goiás por parte dos dirigentes ninguém usa a camisa do clube igual o Sr. Presidente do Atlético faz realmente demonstra sua paixão pela instituição que representa, no Goiás nossos dirigentes “coxinhas” tudo com camisa de marca internacional. Segundo ponto que levanto, como a direção esmeraldina quer renegociar um contrato de maior valor com a Philco e autoriza a Caixa Econômica Federal e distribuir “balões” para a torcida do Goiás fazer propaganda para milhares de pessoas de graça isso e um baita amadorismo da direção do Goiás e do marketing que até o momento estava fazendo um bom trabalho porém derrapou feio nesta reta final de campeonato.

    Comentário by Marco — 14 de abril de 2014 @ 13:02

  • Parabéns Helio Borges aonde assino mesmo??concordo!!!

    Comentário by Felipe Calixto — 14 de abril de 2014 @ 19:24

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/mercado-da-bola/

    TODO MUNDO SE MEXENDO, CONTRATANDO, E A NOSSA DIRETORIA NADA.

    Comentário by CESAR PETRI — 14 de abril de 2014 @ 20:29

  • sou verdão, meu time de coração quando o jogo não passa na tv fechada fico triste o jeite e ouvir no meu pc…porque moro no Acre. sinceramente avalizo os comentários acima este time e um sério candidato a série B de 2015. obrigado

    Comentário by luis viana dos santos — 15 de abril de 2014 @ 1:21

  • Engraçado, concordei com seu texto quase na íntegra e apenas discordei de seu ponto de vista em relação ao jogador Lima onde acho que é fraco e sem o devido preparo para a série A, mas vc não aprovou meu comentário… que pena, uma vez que ao que parece vc apenas aprova comentários que massageiam o seu ego e concordam com vc em sua intregalidade… sendo assim não leio mais seus textos e recomendo a todos os meus amigos que não leiam também, um cara que não aprova um comentário que apenas discordou, em apenas um ponto e com toda educação, de um jogador… lamentável. Ao fazer isso vc segue a mesma linha da imprensa oficial que censura a voz dos esmeraldinos quando não agrada do comentário.

    Comentário by Fabrício — 19 de abril de 2014 @ 13:15

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cara me perdoa, agora vi o comentário aprovado aí… que vacilo o meu, valeu brother, me perdoa mesmo…apaga esse último comentário que fiz aí… abraço e me perdoe novamente.

    Comentário by Fabrício — 19 de abril de 2014 @ 13:16

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário