#Orgulhodeserbrasileiro 11 junho 2014 Copa do mundo 2014 Brasil

O campeonato mundial de seleções inicia-se amanhã em território brasileiro. O Brasil é o grande favorito não há dúvidas. A força da torcida, o elenco de craques, a postura tática da equipe e o rígido comando do consagrado treinador Felipão são elementos mais que suficientes para que os brasileiros entrem confiantes no torneio.

 

Muito se fala que os brasileiros são contra a Copa em razão dos gastos excessivos, dos escandalosos casos de corrupção e superfaturamento de obras. Todavia, se refletirmos detidamente, será que o atual governo, considerando-se o seu histórico de “maracutaias”, não teria gastado as mesmas verbas em outros “ralos”, sem, entretanto, resultarem em obras?? Infelizmente, a resposta é sim… o erário teria sido funestamente usurpado “com” ou “sem” Copa.

 

Considero, sinceramente, essa história de protestos pré-copa, greves em dias de jogos e #nãovaitercopa, mais uma modinha. Ora, ora o Brasil foi escolhido como sede há mais de sete anos!! À época, houveram pompas, aplausos, apupos e comemorações!! Porque não houveram então, protestos nas urnas nas últimas eleições para presidente, há quatro anos?? Não…!! os eleitores, ora protestantes, preferiram eleger a candidata do mesmo partido que usou e abusou do direito esbulhar e se apropriar do dinheiro dos brasileiros! Oito anos anteriores não haviam sido suficientes?? Ah…! é porque o processo do mensalão não havia sido julgado ainda, não é?? Não tínhamos a certeza que houvera corrupção… Ah, faça-me o favor…!! O que os brasileiros não tiveram foi senso crítico ao manter o partido pseudo-esquerdista no poder por mais quatro e longos anos. A ideologia de esquerda tem por natureza defender os oprimidos, os pobres, os combalidos, contudo, no Brasil quem mais lucra com a política governamental são os banqueiros!! Política neoliberal[1] adotada e praticada por um partido que “teoricamente” deveria defender as massas?? Definitivamente, é o samba do crioulo doido… Destarte, novamente o Brasil caminha para reeleger a mesma presidente (líder nas últimas pesquisas com 38%), autora de tantas mazelas e contra a qual os “modinhas” protestam aproveitando o holofote da copa. O verdadeiro protesto, entretanto, tem que ser feito nas urnas, no mês de outubro, independente do sucesso da seleção que representa o País no torneio mundial.

Tirando a política de lado, uma vez que esse espaço não tem esse foco, voltemos a falar de futebol, nossa paixão mais torrencial.

 

Quantos de nós vimos uma copa em nosso território?? Poucos, muito poucos… a única e última ocorreu em 1950, ou seja, (64) anos atrás, década em que a maioria das pessoas que estão lendo este artigo eram crianças ou sequer haviam nascido.

 

Quantas vezes torcemos como loucos pela nossa seleção de estrelas e craques nas mais diversas copas do mundo, realizada em tantos países diferentes e longínquos?? Quantos de nós já nos aventuramos a comprar pacotes de viagens e ingressos para acompanhar a equipe brasileira na Argentina (1978), Espanha (1982), México (1986), Itália (1990), EUA (1994), França (1998), Japão/Coréia (2002), Alemanha (2006), África do Sul (2010)?? Posso garantir que muitos já usufruíram dessa “loucura” e desse indescritível prazer!! Quantos de nós já anunciou aos quatro ventos que não “botava fé” na equipe brasileira, e quando ela ganhou o mundial, em 1994 por exemplo, assumimos novamente o ufanismo e fomos às ruas em passeata?? Quantos de nós que a condição financeira não permitia viajar para outros países, comprou, pelo menos, uma televisão nova, uma camisa oficial, uma bandeira, uma caixa de cerveja e um pedaço de carne para o “churras” ou mesmo uma caixa de foguetes para acompanhar o torneio?? Mas agora, caros compatriotas, a Copa do Mundo é no Brasil…!! As capitais brasileiras sediarão os jogos!! Aqui, pertinho de nós… é verdade que nem todos brasileiros terão condições de viajar pelo País de dimensões continentais, nem tampouco adquirir os ingressos, todavia, a emoção de assistir o Brasil jogar em casa, mesmo que pela TV ou ouvir pelo rádio, é indescritível.

 

A seleção brasileira nos representa sim!! É a raça, a vontade, o orgulho do nosso país nas chuteiras dos jogadores!! Não somos alheios ao futebol, muito pelo contrário, o nosso campeonato nacional desperta paixões, move bilhões de reais todos os anos, somos o maior exportador de talentos para times estrangeiros!! Vivemos e respiramos futebol, não tem jeito…!! até aquele “torneiozinho” estadual que pouco vale, mas que nos desperta incontida emoção é acompanhado por todos, ávidos por mais um golzinho, mais uma vitória, mais um título…

 

Chegou a hora, agora somos um só coração!! A copa não é do PT, a copa não é do Governo, esqueçam isso!! A copa é de todos os brasileiros, afinal todo o suporte logístico para realizá-la se deu com o dinheiro dos nossos tributos!! Somos a única equipe pentacampeã, então, como favoritos que somos e jogando em casa, temos todo o direito inclusive, de ganhar o campeonato mundial no dia 13/07/2014 no Maracanã.

 

Avante, Brasil!!

Até a próxima quarta!!

Juninho BILL


[1]  Neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

Tags:,

Jornalista e Bacharel em Direito

Nenhum Comentário Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário