Disciplina tática, a marca inconfundível de Julinho Camargo 17 agosto 2015 sp x goias

Mesmo goleando o São Paulo em pleno Morumbi, o Goiás cometeu algumas falhas: Renan salvou o time nas duas vezes que o São Paulo ameaçou quando o jogo ainda estava 1 a 0 e o ataque perdeu chances cara a cara com o goleiro adversário. Mas, agora é hora de enfatizar o bom futebol praticado e curtir o resultado.

Resultado este construído na base da obediência tática. Desde o goleiro Renan até o atacante Murilo. A cobertura em diagonal não só vem dando certo como deveria servir de exemplo para o futebol brasileiro.

 

David, Patrick e Rodrigo alinhados em diagonal. Murilo, Felipe Menezes e Érik atrás da linha da bola (REPRODUÇÂO: PFC / TV GLOBO).

 

O Goiás procurou sempre ficar com os onze homens atrás da linha da bola quando não tinha a sua posse. Quando os são-paulinos avançavam pela intermediária, os esmeraldinos fechavam as duas linhas de quatro.

 

As duas linhas de quatro compactadas num espaço menor que 30 metros. Érik (!) era o responsável por fechar a segunda linha pelo lado direito no primeiro tempo (REPRODUÇÂO: PFC / TV GLOBO)

 

Érik foi o responsável por recompor o lado direito no primeiro tempo. E foi muito bem! Desarmou três vezes na etapa inicial (uma a menos do que o zagueiro Felipe Macedo). Utilizou sua velocidade para não chegar atrasado nas jogadas de ataque. Deu a assistência para Felipe Menezes (o árbitro confirmou o tento para o camisa 10) e marcou dois gols. Enfim, o melhor em campo.

Ranking de desarmes certos do primeiro tempo (Fonte: Footstats).

 

Mapa de calor do Érik no primeiro tempo (Fonte: Footstats).

 

Na etapa complementar, com a entrada de Bruno Henrique no lugar de Murilo, Érik passou a jogar de atacante pela esquerda. Mesmo assim, era visto constantemente ajudando a fechar os espaços. Disciplina tática, jogo coletivo, subidas em velocidade para os contra-ataques e acertos técnicos: Érik foi intenso!

Mapa de calor do Érik da partida inteira: Movimentação no ataque e recomposição sem a bola. Isso se chama intensidade! (Fonte: Footstats).

 

Não foi surpresa o que aconteceu no Morumbi. O Goiás poderia ter feito o mesmo nos outros jogos sob o comando do Julinho (exceto contra o Cruzeiro e, talvez, o Internacional – mesmo assim foram as duas primeiras partidas do treinador esmeraldino). Basta ver a quantidade de finalizações nos confrontos:

Cruzeiro 20×3 Goiás

Internacional 7×9 Goiás

Goiás 13×8 Flamengo

Coritiba 14×14 Goiás

Goiás 11×8 Atlético MG

Goiás 17×2 Chapecoense

São Paulo 5×13 Goiás

A menor quantidade de finalizações do São Paulo, Chapecoense e Atlético MG nesse primeiro turno foi justamente enfrentando o time esmeraldino.

Foi um resultado para dar confiança, melhorar o ambiente interno, tirar um pouco da pressão e mostrar que o trabalho está no caminho certo. A luz no fim do túnel já é visível. A continuidade é imprescindível.

Rodolpho Chinem

(Foto destaque: Portal Globoesporte)

Tags:, ,

2 Comentários Quero comentar!

  • China gostaria de ver esses números das finalizações com o Augusto tb. Mas não dá pra não reconhecer que o time vem jogando bem. Pra mim a reação começou com o Augusto mas o Julinho parece que vai conseguir resgatar essa melhora. Parabéns Mauá uma vez pelas análises muito bem feitas

    Comentário by Marcelo profeta — 18 de agosto de 2015 @ 3:13

  • E GALERA, O FUTEBOL TEM DUAS IRMÃS QUE ANDAM SEMPRE JUNTAS NÉ, SÃO ELAS BOA FASE E MÁ FASE, A BOLA NÃO ENTRAVA E NÓS QUE SOMOS EXPERIENTES NO FUTEBOL JA VIMOS MUITO DISSO, ESPERO QUE A FASE MUDE A PARTIR DE AGORA E A BOLA VOLTE A ENTRAR, A GAROTADA É BOA DE BOLA, O PROBLEMA É A DIRETORIA, ELES DEVERIAM FICAR QUIETOS E NÃO ATRAPALHAR, ALIÁS TEMOS QUE ELOGIAR EU GOSTEI DA CONTRATAÇÃO DO ZÉ LOVE, É A EXPERIENCIA E O MATADOR QUE FALTAVA, VAMOS A PARTIR DE AGORA FAZER A NOSSA PARTE, VAMOS VOLTAR AO SERRA E TORCER MUIITO POR NOSSOS GAROTOS, E BOA SORTE PRA NÓS, VOU ADORAR DAR O BRAÇO A TORCER E ME DESCULPAR COM O JULINHO CAMARGO, ESPERO QUE ACONTEÇA, E REPITO QUE A NOSSA DIRETORIA PELO MENOS NÃO ATRAPALHE.

    UM ABRAÇO

    CESAR PETRI ESMERALDINO

    Comentário by CESAR PETRI — 18 de agosto de 2015 @ 16:23

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário