Censura? Página da Torcida do Goiás no facebook foi removida a pedido do clube 13 agosto 2013 jbl

Vou emitir uma opinião pessoal minha sobre o que aconteceu com a fanpage da torcida esmeraldina no facebook.

 

A Página que tinha em torno de 45mil seguidores e postava notícias e opiniões sobre o Goiás Esporte Clube foi removida a pedido do próprio clube. Recentemente a página endureceu as suas críticas à presidência, jogadores e técnico devido ao mau desempenho do time no Campeonato Brasileiro.

 

Eu não conheço os donos da Página, mas já teci críticas a eles algumas vezes por discordar da forma em que alguns posts eram feitos. As minhas críticas a eles merecem a importância e o espaço democrático livre para serem emitidas da mesma maneira que a Página criticava o Presidente, jogadores do clube como eu aqui na minha coluna critico também quando acho pertinente. TODOS NÓS SOMOS PASSÍVEIS DE CRÍTICA. Eu, a fanpage, o Goiás, o presidente, os jogadores, o técnico, os jornalistas, é assim que um país quem tem em sua constituição o livre direito de expressão deveria funcionar. Para piorar tudo, o espaço não é do Goiás. Aquele espaço é do Facebook. Os administradores da página não picharam o muro de propriedade da serrinha, eles usaram o espaço de um site para tecerem suas opiniões e possuem o direito de darem as suas opiniões. O Goiás tem todo direito de criticar os administradores da página também, mas cada um exercendo seu direito constitucional de emitir opinião livre.

 

Houve momentos de exagero? Sim, mas em nenhum momento deve-se censurar por completo o espaço que é da torcida e fala para a torcida, sem influência política, econômica ou externa. Eu já cometi erros, o presidente já cometeu erros, o William Matheus já cometeu erros, o Enderson Moreira já cometeu erros, o Felipe Amorim então, que tenha sucesso no Paraná… É normal do ser humano isso. Aquela mesma Fanpage já elogiou muito a atual presidência do Goiás e se teve críticas é porque houve motivos. Eu acredito que se pegássemos todo o mandato do João Bosco Luz contariam mais elogios a ele do que críticas. Só que recentemente o clube está merecendo mais críticas do que elogios. Por que a página não foi excluída quando dava os parabéns ao trabalho que foi realizado em 2012?

 

Eu mesmo já falei olho a olho com o presidente os meus agradecimentos e elogios com o trabalho feito e eu ainda acho que merece muitos elogios, mas, isso não impede que venha fazer uma crítica. A página era da torcida, a situação fica mais manchada ainda por isso, a maior bola fora dessa administração é tirar um espaço que era da torcida esmeraldina. A página utilizava os símbolos do clube? Sim, mas a Globo usa, o Terra usa, o Yahoo usa, o Esmeraldino usa, o Família Esmeraldina usa, a rádio 730 usa e todo mundo que é torcedor do Goiás usa. Agora é função da diretoria do clube permitir ou não a emissão de opiniões contrárias a administração do time em qualquer mídia? É papel da presidência do clube intervir em um espaço que não lhes compete? O Goiás tem que ganhar jogos ou monitorar sites?

 

O Clube tem o total direito de ter a sua fanpage, o seu twitter e ele deveria ter milhares de seguidores a mais que os não-oficiais. Não tem justamente, pois o trabalho feito pela fanpage da torcida estava melhor que o do oficial. Por isso que a fanpage da torcida foi desligada? Pois a oficial não conseguia ter a mesma repercussão e apoio que a ‘pirata’? E no meio das críticas haviam posts positivos que atingiam muito mais leitores convocando a torcida para os jogos, demonstrando apoio ao Goiás Esporte Clube independente de jogador/técnico ou diretor. A fanpage tinha que ser usada em aliança com a diretoria para aproximar o torcedor ao clube. E não o contrário.

 

João Bosco marcou uma coletiva para hoje à tarde. Eu estou torcendo que seja para anunciar reforços. Pois o papel do Presidente é esse, para anunciar reforços e formar um time competente para disputar com honra os campeonatos. Em véspera de um jogo importante, dar coletiva para comentar fechamento de site de internet é demais! Querer apagar espaços da mídia que criticam a administração não é função de nenhum presidente. Está cometendo um GRAVÍSSIMO erro que vai manchar a sua passagem pelo cargo de mais importância do nosso time. Justamente um presidente até então considerado democrático, que tinha aberto os canais de comunicação direto com o torcedor através do facebook, do twitter e sendo presente em vários programas de entrevistas. Essa ação fez o tiro sair pela culatra, mais pessoas e mais espaços estão agora criticando com muito mais força as atitudes tomadas, inclusive eu aqui que procuro falar do time e não de diretoria ou bastidores, coisa que a imprensa “oficial” de rádio e TV adora falar e tumultuar.

 

A janela para se corrigir esse erro está fechando. Libera a fanpage, deixa a torcida criticar e elogiar livremente conforme ela vê. Contrate jogadores para melhorar o time e que ele possa disputar as primeiras posições da tabela. É o que todos os torcedores do Goiás (os que criticam e os que elogiam) querem.


Analista de Sistemas, Esmeraldino e Colunista do Família Esmeraldina.

Nenhum Comentário Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário